top of page

MEC Livros - Biblioteca Digital do Brasil (Diário da Biblioteca – XXVII, 09/09/2026)

Foto do escritor: Valdemir Pires
Valdemir Pires
há 1 dia
3 min de leitura

MEC Livros - Biblioteca Digital do Brasil


Janela de buscas e sugestões de títulos feitas pela plataforma
Janela de buscas e sugestões de títulos feitas pela plataforma

“Bibliotecas são a memória coletiva da humanidade.” (Carl Sagan)


Dia chuvoso e frio em Piracicaba. Convida a ficar em casa. Se bem que a Biblioteca "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto", em dias assim, é extremamente aconchegante (apesar das goteiras em alguns pontos do telhado). Mas não estou podendo ir lá. Preciso, antes, ter totalmente restabelecida a saúde.

 

Enquanto isso, vou lendo, da biblioteca de Regina, Marina, de Carlos Zafón. Serve para distrair, não mais que isso: coisa para adolescente.

 

À tarde, visitei o MEC Livros. Há tempos queria conhecer esta que está sendo chamada de Biblioteca Digital do Brasil. O elemento imediatamente motivador foi verificar a disponibilidade de títulos indicados para provas do Enem, demandados pela irmã da Thayla, babá da minha neta Ana Luiza. E, sim, a grande maioria das obras da lista que me passaram lá estão.

 

O MEC Livros “oferece gratuitamente um acervo de 1700 obras de domínio público que ampliam as experiências de leitura literária por meio de um acervo que valoriza o patrimônio bibliográfico brasileiro e fortalece o acesso ao conhecimento e à diversidade cultural.” Seus objetivos são: democratizar o acesso à leitura por meio da disponibilização gratuita de um acervo digital para a população em geral; oferecer livros que contribuam para a aprendizagem e a formação de estudantes e docentes da rede pública e privada de ensino; difundir o patrimônio literário, permitindo que clássicos da literatura nacional e internacional alcancem um maior número de leitores; incentivar o hábito da leitura e o interesse pelos livros; modernizar o ensino e promover a integração de novas tecnologias na educação.

 

A plataforma é acessada através de senha criada no Gov.br e sua utilização é bastante simples, sendo as buscas facilitadas pela digitação de título, autor, categoria etc.

 

Há títulos que já caíram em domínio público que podem ser lidos a qualquer momento. Outros, ficam na categoria de “licenciados”. Estes podem ser emprestados por 14 dias, renováveis por outros 14. Cada usuário pode emprestar apenas dois títulos por mês, contando com novo empréstimo também a renovação. Nesses casos, pode-se optar por, antes de emprestar, ler trechos sem comprometer o limite de empréstimos.

 

Para cada obra há um comentário sintético esclarecedor, logo ao lado da capa. O usuário, desde o primeiro momento em que acessa passa a ter um espaço em que ficam organizadas suas leituras: em andamento, concluídas, obras em domínio público disponíveis para ler a qualquer tempo.

 

Numerosas sugestões, algumas baseadas em buscas e acessos anteriores do usuário, aprecem na primeira página. Isso facilita seguir um fio condutor de gosto, mas limita o olhar para novos horizontes.


Combinar o hábito de frequentar uma biblioteca pública e ali tomar livros emprestados, para ler em casa, com a utilização frequente do MEC Livros é um procedimento potencializador da condição de leitor, principalmente quando se trata de leitura literária, voltada aos prazeres do espírito e ao desenvolvimento da sensibilidade, em geral.

 

Ainda há muito por fazer para que o MEC Livros seja digno do nome de Biblioteca Digital do Brasil, mas os passos dados até aqui são dignos de elogio e vale toda torcida para que novos passos sejam dados, consolidando a oferta e ampliando a demanda pelos conteúdos, para assim atingir os objetivos preconizados para o projeto.

 

Que as escolas, as bibliotecas e os leitores em geral se apropriem desta oferta pública absolutamente oportuna.

 

(Continua)

 

Leia também no Diário do Engenho

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Lattes.jpg
bottom of page