top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

Concurso para professor na UNESP/FCL-Araraquara



Concurso público de Títulos e Provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa - RDIDP sob o regime jurídico efetivo, na área de conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, junto ao Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara.


Poderão inscrever-se graduados em Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Direito, Economia, Engenharia Urbana, Geografia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Pública, Políticas Públicas, Planejamento Territorial ou em áreas afins, que tenham, no mínimo, título de Doutor, na área do conhecimento objeto do concurso ou áreas afins.


PROGRAMA

01. Marcos regulatórios do planejamento territorial e da gestão de municípios: Estatuto da Cidade e Plano Diretor, e suas aplicações ao uso e à ocupação do solo, à sustentabilidade socioambiental, às emergências climáticas, à expansão da mobilidade urbana e às atividades econômicas.

02. Dimensões urbana, periurbana e rural de organização, planejamento e integração do território.

03. Governança na gestão local de políticas públicas: Participação, controle e construção social em conselhos municipais, Orçamento Participativo (OP), e arranjos organizacionais e produtivos locais

04. Georreferenciamento como ferramenta para produção, gestão e avaliação/monitoramento de políticas e serviços públicos.

05. O desenvolvimento local sustentável por múltiplas áreas do conhecimento e dimensões teórico-conceituais.

06. O pacto federativo e o papel do município pós-1988: Relações intergovernamentais, descentralização de políticas, sistema tributário e autonomia municipal.

07. Práticas e possibilidades de inovação na gestão de políticas e serviços públicos locais: Discussão conceitual, desenhos institucionais e estudos de caso em áreas sociais, de infraestrutura, de serviços públicos e de respeito a direitos fundamentais.

08. Consórcios e redes de municípios: Espaços de cooperação, dilemas entre coordenação e autonomia, e estudos de caso.

09. A gestão local no desenho organizativo de competências, recursos e regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

10. Políticas e serviços públicos locais no Brasil: Um panorama multissetorial de ações e programas governamentais/estatais.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page