top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

Sobre o evento de lançamento de Tempo II, em 18/06/2021



No dia 18/06/2021, das 20h às 21h, realizou-se o lançamento de "Tempo - Livro II" em sala virtual do Facebook aberta aos membros deste grupo de leitores. Sob condução da jornalista Vivian de Moraes (jornalista, escritora e poeta, à esquerda na foto acima), contou com intensa participação de Érika Finati (artista plástica, à direita) e de Tika Tiritilli (fotógrafa, na foro em miniatura). Mulheres de fibra e artistas de notável talento.

A conversa abordou a trajetória do autor (especialmente seu giro de autor de livros acadêmicos e científicos para textos de natureza próxima à literária) e as motivações para escrever a trilogia "Tempo". Também se discutiu sobre o objeto de atenção dos livros, esse misterioso elemento essencial da vida humana: o tempo.

Outro assunto, que atravessou toda a prosa, foi o fazer artístico. Daí emergiu a revelação do autor de seu desejo de, doravante, e desde o início da trilogia, com o livro I, envolver-se mais e mais com a arte e seus artífices, na busca de formas de expressão para além do estritamente racional e conducente aos sentimentos e emoções.

Foi um momento de aprendizado, para o autor, pois essa conversa com três artistas experientes em suas áreas lhe proporcionou novas percepções daquilo em que hoje é um estudante das fases iniciais. Foi também uma hora de grande alegria, por estar com as três artistas: Vivian, uma parceira sem a qual a trilogia teria estancado no primeiro livro; Tika, amiga de longa data (dos tempos de juventude e militância em Araras SP); Érika, recém-conhecida, cuja sensibilidade se percebe no processo de preparação das artes com que participa dos livros I e II.

Pode-se considerar este evento uma prévia do que será um subprojeto que se iniciará no dia 25/06/2021, chamado "Palavrarte", a respeito do qual será postada uma notícia aqui.

O lançamento terminou com os/as participantes assistindo o vídeo que é a arte que estreia a participação dos artistas no livro II, do Paulo Paulo Sergio, que pode ser vista aqui: https://valdemirpires.wixsite.com/.../6-contar-hist%C3... .


E agora, uma notícia triste, muito triste. Não está sendo possível resgatar o vídeo do evento, por motivos desconhecidos. Aparentemente ele se perdeu. Para o autor a sensação é de ter encontrado na areia uma preciosa pérola, sair pulando de euforia e, por descuido, derrubá-la na onda, perdendo-a para sempre. Fica, entretanto, na memória, a beleza e a alegria daquele momento, eterno porque existiu.


PS.: Agradeço à Tika pelo envio da foto acima, talvez o único registro do quarteto que espero venha a se repetir em outras ocasiões, oxalá presencialmente, inclusive.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page