top of page
  • Foto do escritorValdemir Pires

Favor fechar os olhos, de Byung-Chul HAN

Atualizado: 25 de dez. de 2023


Breve comentário de HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos. Em busca de um outro tempo. São Paulo, Ed. Vozes, 2021, 57 p. Tradução de Lucas Machado.


Pequeno volume de 10,5x8,0 cm com apenas 57 páginas, é um livro de difícil leitura, pois contém 5 ensaios curtíssimos, mas extremamente densos, que sustentam a tese de que a sensação de aceleração temporal da atualidade deve-se a uma inflação de imagens que impede qualquer respeito ao ritmo e ao compasso que permitem conclusão (no sentido hegeliano da expressão, de silogismo não meramente formal), contribuindo para síndromes depressivas.

Afirma que são conclusões as narrativas, as cerimônias, os rituais e sacrifícios, os aromas e até os instantes (que fechados em si, sem passado nem futuro, bastam-se) - todos prejudicados pelas "imagens inquietas" produzidas por processadores incessantes, que "não falam ou contam, mas sim fazem barulho".

O que acontece é que "A coação por uma vigilância e visibilidade permanentes dificultam o fechar os olhos", sem o quê, difícil concluir-se. As informações esmagam as consciências, pois, não sendo conclusões, proliferam rapidamente, sem que seja possível sua transformação em conhecimento, muito menos em sabedoria.

Por tudo isso, "Hoje em dia, as coisas ligadas ao tempo envelhecem mais rápido do que antes."


(Agradecimento a Newman Simões, por me ter presenteado este livro em janeiro de 2023)


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page