• Diego Delmônico

O que atravanca o controle parlamentar do orçamento público?


Será que nós sabemos tomar decisões? Será que, ao decidir, usamos os critérios corretos e avaliamos todas as opções com igual atenção?

No dia-a-dia, tomar uma decisão parece um procedimento fácil. Mas todo mundo já passou por essa experiência: num supermercado, sem portar uma lista de compras (ou seja, uma sistematização daquilo que é importante) esquecemos de coisas de que não poderíamos esquecer, tendo que retornar para corrigir o erro, enquanto martela a pergunta “Como pude esquecer desse item?”. O fato (e o problema) é que esquecer de coisas importantes é a regra quando a decisão e a ação não são sistematizadas.

Todos aqueles que trabalham no setor público, principalmente em cargos eletivos, tendo que tomar numerosas decisões todos os dias, deparam-se, não raramente, com este “paradigma do supermercado”. Apesar de a Ciência já ter desenvolvido ferramentas formidáveis para superá-lo. Um deles é o já disseminado método para tomada de decisão multicritério (MCDM, na sigla em inglês).

Em seminário realizado em novembro do ano passado, na UNESP de Araraquara, , os vereadores presentes responderam questionário sobre barreiras ao controle orçamentário. O esforço foi no sentido de avaliar comparativamente as principais barreiras previamente informadas, a saber: desinteresse, desconhecimento, falta de tempo, descrença na efetividade, dificuldade técnica, falta de assessoria, falta de incentivo, negociação de emendas e risco de indisposição.

Os vereadores analisaram comparativamente apenas dois pares de variáveis por vez, totalizando cerca de 36 questões que, de certa forma, simulam um processo detalhado de tomada de decisão e levando em consideração todas as variáveis. (tipo MCDM). É um método que mensura opiniões. O resultado poderá ser surpreendente, mesmo para quem preencheu o questionário. Em breve, aqui, serão divulgados o resultado e análise dessa experiência.

#Orçamentoevereador

0 visualização

©2018 by Valdemir Pires. Proudly created with Wix.com