Transparência orçamentária em novos tempos

20/09/2018

Em mesa de debate na Semana de Administração Pública, na UNESP,  ontem, o ex-aluno Mauro Miranda lembrou de um trabalho que fez na disciplina Administração Financeira e Orçamentária Pública, ministrada por mim em 2008. Nesse trabalho, tinham que analisar,  em dupla de alunos, a situação financeira de uma prefeitura escolhida. Tinham, portanto, que obter os dados e,  para isso, entravam em contato com o órgão das finanças. No caso dele, o funcionário foi pedir  autorização para o prefeito para liberar os dados. Começou um processo de questionamento do porquê estarem querendo as informações. Tudo esclarecido, a novela acabou bem: acabaram conseguindo as informações, fizeram o trabalho e terminaram apresentando ao prefeito.

Nem todas as duplas foram tão felizes, entretanto. Houve caso de ameaças, assim como um secretário de  finanças que disse: "Para pegar esses números terão que passar por cima do meu cadáver!". E não é anedota isso. "É verdade esse bilete", mesmo.

2018. Entro na minha timeline do Facebook e vejo isso: 

 

O  jovem Secretário de Finanças divulgando, na própria página no Facebook, audiência pública para discutir as contas do município! E insistindo para que a população participe.

Só mesmo quem não quer, não vê que fatos positivos estão acontecendo no país. Basta sair da frente da TV ou querer enxergar além do próprio umbigo. 

Parabéns, Ewerton! Parabéns Prefeitura de Rio das Pedras!

 

Please reload

Postagens recentes

Pandemia, conhecimento e sabedoria

April 22, 2020

Escola de governo: Conhecer para governar, gerir, realizar e atender

January 6, 2020

Escola de Governo na Era Digital

November 25, 2019

1/1
Please reload

Tags

©2018 by Valdemir Pires. Proudly created with Wix.com